quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A Letra 'Tete' de Proverbios 31.18

A letra 'Tete' é encontrada no Livro de Provérbios 31.18. Antes de cada versículo, a partir do 10, está escrito todas as letras do alfabeto Hebreu. Todas as letras tem um significado, e esta 'Tete' é uma das mais difíceis letras para descreve-la, por não haver um consenso da figura relacionada a letra. Bom, eu decidi escrever, porque creio que podemos aprender algumas lições com ela. Algumas autoridades teologicas, dizem que era a figura de uma serpente, ou de algo que rasteja. Se é, como isto se aplica a mulher virtuosa e para o verso 18 em particular? Eu estou tendo a idéia mais estupida, e ao mesmo tempo, pode ser surpreendente.
É claro, que a cobra, já tem tido uma bagagem teologica. É muito dificil encontrar referencias positivas sobre elas. Você tem que procurar e procurar referencias não só na Bíblia, mas em muitos outras literaturas para encontrar alguma coisa. Até mesmo, o Indiana Jones, famoso Cowboy não gostava. Isto me faz recordar de uma história que aconteceu entre um coelho e uma cobra cascavel, com seu guizo ou chocalho na ponta do rabo. Em Inglês, estas cobras são chamadas de Diamondback Rattlesnake (traduzindo 'ao pé da letra' = a cobra do chocalho diamante). O coelho falou para a cobra;
'Desculpe-me, porque eu vivo num deserto, nunca vi água, eu não tenho idéia de que tipo de animal eu sou. Você poderia me descrever para então eu descobrir quem sou eu?';
A cobra respondeu;
'certamente, mas você também terá que me descrever para que eu possa desvendar quem eu sou'.
Eles dois acordaram e então a cobra começou a descrevê-lo;
'Bom, você tem pêlo, é branco e fofo. Você tem orelhas grandes, um pequeno rabo, e você pula'.
'Então eu devo ser um coelho', replicou o coelho.
'E eu, como sou', disse a cobra!
'Você é baixo ao chão, você tem olhos entreaberto, você fala com uma língua estilo garfo, e você parece coberta de diamante'.
A cobra disse;
'oh não, eu devo ser um televangelista´.
O que tem isto haver com a letra 'Tete' e esta mulher virtuosa? Não muita coisa, mas a piada era digna de ser contada. Um dos poucos bons comentarios sobre a cobra, está em Mateus 10.16; 'Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos, portando sede prudentes como as serpentes e símplices como as pombas´. Até Marina Silva, ex-canditada a presidente da República, aconselhou a Presidente eleita Dilma R. com este conselho de Jesus. A verdade tem que ser dita. Pessoas que são lobos, e devemos estar atentos para nunca mais entrar no ambiente doentil como o ambiente dels. Que prejudicam os outros e ainda conseguem se auto convencer  de que são os mais prejudicados, os sofredores. Mas na verdade, só causam dor, tristeza e decepção em sua volta. Certamente, a mulher virtuosa de Proverbios, é sábia, esperta. Ela exemplifica este tipo de sabedoria.  Mesmo quando as coisas estão indo bem, ela 'vê que sua mercadoria é boa' e sabe que pode ter um lucro ainda maior. Ela reconhece o seu momento. Tem tanta gente apagada, que perde o tempo para ser a diferença. Vive na sombra do esposo, que as vezes, é um grande ignorante. Pessoas que comem pratos prontos, e nem se importam em saber se isto é atual ou vencido. No caso desta mulher descrita em Proverbios, ainda que ela esteja tendo lucro, ela não quer parar 'sua lampada não se apaga a noite'. Ela dá uma atenção especial em manter-se disciplinada em pensar estratégicamente, e se preparar porque ela sabe que somos muito vulneráveis, quer no sucesso ou ao contrario. Se alguém desfruta de um 'aparente' sucesso, mantenha-se vigilante. Um dos meus professores no Hillsong College comparou este versículo ao Proverbio 20.27, no qual, em algumas traduções parece sugerir que o coração do homem é a lâmpada de Deus. Que Deus dirige e guia através do nosso mundo interior. No entanto, neste verso em particular, a lâmpada não se apaga a noite parece significar que sua caminhada espiritual com Deus permanece forte e consistente. É certo que quando as coisas não vão bem; do tipo - ser abandonado, traído, caluniado, pessoas mentindo ao teu respeito, etc, pessoas são forçadas a buscar a Deus. Não existe nada como um pequeno desespero para te direcionar a buscar a Deus. No entanto, quando as coisas vão bem, a 'mercadoria é boa', o casamento está tudo certo, o trabalho, a Igreja está crescendo, as pessoas esquecem de buscar a Deus nos relacionamentos, no cumprimento de seus deveres. Charles Spurgeon, um dos meus escritores favoritos, uma vez disse que a pessoa que não ora, deve ser uma que cai no erro de pensar que pode fazer as coisas sem o trabalhar de Deus. Falta de oração leva a falta de compromisso. Ao desligar a lâmpada, a pessoa é tomada de autosuficiencia e então sofre consequências. Vamos ser, 'espertos' o suficiente para orar, e orar certo, como já escrevi outro artigo, e que possamos ter esta intimidade tanto na bonança ou quando estamos no vale da sombra e da morte. Lembrem-se que o Deus do vale, é também, o Deus dos pastos verdejantes. Oração, deve ser produzida por caráter e não por algum motivo externo. Oração é ligada a virtude de um indivíduo para com seu Deus, e do valor que ele aplica ao seu Deus, não apenas uma mascara para tapar as coisas podres em suas vidas perante os semelhantes, afinal, Deus conhece as motivações. Vamos ser sempre assim; o tipo de pessoa, que não importa como as coisas estão indo (se bem ou mal) nos manteremos em oração, para que possamos vencer em todo tempo!

Um abraço pra tds

Pr. Rudy

Nenhum comentário:

Postar um comentário